Portal Turismo Brasil

Categoria:
Praia

Descrição:
Também conhecida como Praia Deserta, a praia do Sicial (ou também, segundo alguns, do Sisal) é deserta mesmo, como diversas outras do município. A melhor maneira de se chegar lá é através de uma trilha de acesso na estrada onde se localiza o portão dos fundos do Palmas Parque Hotel. A estradinha de chão se chama Rosendo José Sagas (o que não ajuda muito, pois as ruas não possuem placas) e nela existe uma porteira com os dizeres: “acesso à praia exclusivo para pedestres” - você encontrará mais de uma praia que exibe esta informação na entrada. Estas são as melhores, acredite. A trilha é de no máximo 25 minutos de caminhada por um percurso onde um dia já passaram carros. Por este motivo, não há como errar. Exceto quando encontrar uma bifurcação: mantenha-se à direita (se seguir à esquerda chegará à praia dos Ilhéus). Há bastante subida e bastantes mosquitos neste trecho que adentra a mata nativa. Lembre-se do repelente, cubra a maior parte do corpo que puder e esteja de tênis para acelerar o passo quando necessário. Na praia deserta há uma bica e condições favoráveis àqueles que curtem acampar a beira mar. Além do visual inacreditável de um balneário praticamente espelhado (há a impressão de que os costões direito e esquerdo foram desenhados propositadamente iguais), do fato de se sentir acolhido por uma praia de curta extensão onde não há moradores, casas ou vestígios da passagem do homem, o lugar possui um valor histórico significativo. Ali foi a área de sepultamento dos insurgentes aniquilados na Fortaleza de Santa Cruz, por ocasião da Revolução Federalista em 1894 .