Portal Turismo Brasil
 
  • Foto: Ronald Peret
  • Foto: Ronald Peret
  • Foto: Ronald Peret
  • Foto: Sérgio Mourão/Acervo Setur MG
Brasil Ouro Preto Estação Ecológica do Tripuí
Sem Imagem

Estação Ecológica do Tripuí

Categoria:
Outros

Descrição:
Foi no vale do Ribeirão Tripuí que ocorreram os primeiros achados de ouro em Minas Gerais. Por isso, ele é considerado um dos locais mais antigos da história da colonização mineira. Primeiramente, o espaço foi dedicado ao cultivo de frutas de clima temperado, até que, em 1954, descobriu-se, no local, um exemplar do Peripatus acacioi – espécime primitivo invertebrado pertencente à classe dos onicóforas, que tem grande valor biológico por ser considerado um tipo de elo perdido entre os anelídeos (minhocas) e os antrópodos (aranhas). Por essa razão, foi criada a atual estação ecológica, sendo uma das mais importantes reservas naturais do Estado e a primeira do Brasil para proteção de um invertebrado. Tripuí, na linguagem indígena, significa “água veloz”. Relevo: Sua altitude varia de 1180 a 1300 metros e seu solo é constituído de rochas antigas (550 a 1.350 milhões de anos), com predominância de quartzito. Clima: É do tipo temperado úmido. As temperaturas médias oscilam entre 14°C no inverno, geralmente mais seco, e 19°C no verão. As temperaturas mais baixas ocorrem de junho a agosto. Vegetação: Ecossistema de Mata Atlântica e Cerrado. Já foram catalogadas cerca de 500 espécies de plantas, com destaque para o Pinheiro-do-Paraná (Araucária angustifólia), sinalizando o limite da sua distribuição no Estado. Fauna: Abriga espécies de avifauna e mamíferos.

Endereço:
 Como Chegar: Saindo da Praça Tiradentes, subir a Rua Padre Rolim (à esquerda da Escola de Minas) e a rodovia dos Inconfidentes (BR 356) até o entroncamento para o Distrito Industrial de Saramenha. A 300 metros, entrar à direita em estrada de terra e seguir aproximadamente 3 km até a Estação.  


Cidade:
Ouro Preto - MG

Contato:
31  3295-7005
 

Horário:
Está aberta à visitação para escolas e grupos somente mediante autorização prévia. Agendar com no mínimo 20 dias de antecedência


Localização



Compartilhe
FaceBook
Youtube
Google +




Um Projeto Apoio
Abresi CNTur

DPI - Desenvolvimento de Projetos em TI