De igrejas seculares ao artesanato típico das cidades do interior, da crença diversificada de seu povo mestiço aos mitos e ritos do folclore local, a Bahia se abre num verdadeiro mosaico de atrativos para quem deseja desvendar toda a sua graça e poesia. Terra dos orixás, patuás e babalorixás e também do culto a Todos-os-Santos, a Bahia reúne em si mesma todos os ritos e mitos.
As diversas expressões folclóricas ostentam a riqueza do imaginário popular. Rodas de samba, Puxadas de Mastro, Capoeira, Terno de Reis, Bumba-meu-boi, Afoxé e tantas outras colorem, animam e exibem a fé inabalável do baiano por toda a capital e interior. Um mosaico de festejos e celebrações às crenças de origem africana, indígena e portuguesa, ao tempero singular da baianidade.
A Bahia é palco de cenários de rara beleza, onde a natureza reina e agracia os visitantes com todo o seu encanto. Um verdadeiro toque dos deuses no Nordeste brasileiro. De norte a sul e de leste a oeste, das belas praias do litoral às montanhas, ao cerrado e ao sertão, a paisagem transforma a Bahia em um lugar especial, onde natureza e cultura se fundem, proporcionando a nativos e visitantes experiências únicas de viver e conviver.
Fruto da miscigenação do índio nativo, do europeu e do africano, o baiano é, por natureza e excelência, hospitaleiro, acolhedor, simpático e festeiro. Essas características singulares, expressas na cultura e na religiosidade, acabam por se constituir em mais uma atratividade turística da terra.
As várias facetas desta terra oferecem ao visitante um turismo diversificado, com opções para todos os gostos. Por isso, o setor é hoje um importante fator de desenvolvimento, de geração de renda e de divulgação do Estado e do País.
Dividida em 13 zonas que reúnem 156 municípios e localidades turísticas, a Bahia oferece um sem-número de opções para todos os gostos. Desde a capital, Salvador, ao interior, a Bahia apresenta um enorme mosaico de atrativos para todos os gostos e idades, abrangendo 15 segmentos, desde o Sol & Mar, Cultural, de Negócios ao Ecoturismo, Enoturismo, Turismo de Aventura, Náutico, Rural, Religioso, de Pesca, de Golfe, GLS, Étnico-afro, Étnicoindígena e Arqueológico.
Além disso, o Estado é pródigo em festas populares, como o Carnaval, e ganhou reforço com os investimentos feitos na formatação de novos produtos turísticos, como o São João da Bahia, o Espicha Verão e o GP Bahia de Stock Car.