Categoria:
Outros
Descrição:
A denominação da Oficina foi em homenagem a Joaquim Correia Lima, apelidado de Mestre Quincas, considerado o primeiro artesão de Petrolina, nasceu em 1895 na cidade vizinha de Juazeiro - BA e morreu aos quarenta anos afogado no Rio São Francisco. Frequentou a Escola de Belas Artes de Salvador e destacou-se em Petrolina quando foi chefe de pintura da Leste Brasileira e executou trabalhos importantes na Estação Ferroviária de Petrolina e em outros locais da cidade.
A Oficina foi inaugurada no dia 7 de setembro de 1989, fundada por um grupo de 40 artesãos que se mobilizou na cidade por um espaço para trabalhar e expor sua arte. Não há lugar em Pernambuco que concentre tantos artesãos em atividade e de tantos estilos diferentes.
Possui um espaço para exposição e venda de produtos e áreas para a produção do artesanato, abertas aos visitantes. A qualquer hora do dia tem gente esculpindo, pintando ou bordando. Lá podem ser encontradas esculturas em madeira (carrancas, esculturas sacras, flora e fauna da caatinga, personagens do sertão - Lampião, móveis rústicos, objetivos de decoração, brinquedos), colchas em retalhos - Nordestina, em patch work, roupas, pintura em tecido, objetos decorativos, dentre outros.
Lá existem duas associações: a Associação dos Artífices de Petrolina (ASSAPE), que em junho de 2007 possuía 70 artesãos e a Associação dos Escultores de Petrolina (ASSESPE), na qual havia 17 artesãos em junho de 2007, dentre os quais muitos têm recebido destaques quanto à qualidade de suas esculturas em madeira em eventos de artesanato nacionais.
Endereço:
Avenida
Cardoso de Sá
nº:
s/n
Bairro:
Vila Eduardo -
(na estrada do Batalhão de Exército, perto do giradouro do Monumento do Centenário)
Contato:
87
3864-2069
Horário:
Segunda a sábado das 8h às 18h - Domingo somente com agendamento
|