Portal Turismo Brasil
  • Foto: Rita Barreto
  • Foto: Jota Freitas/Setur
  • Foto: Tatiane Azeviche
  • Foto: João Ramos/Bahiatursa
  • Foto: Tatiane Azeviche
 
Brasil Bahia
Bahia
De igrejas seculares ao artesanato típico das cidades do interior, da crença diversificada de seu povo mestiço aos mitos e ritos do folclore local, a Bahia se abre num verdadeiro mosaico de atrativos para quem deseja desvendar toda a sua graça e poesia. Terra dos orixás, patuás e babalorixás e também do culto a Todos-os-Santos, a Bahia reúne em si mesma todos os ritos e mitos.
As diversas expressões folclóricas ostentam a riqueza do imaginário popular. Rodas de samba, Puxadas de Mastro, Capoeira, Terno de Reis, Bumba-meu-boi, Afoxé e tantas outras colorem, animam e exibem a fé inabalável do baiano por toda a capital e interior. Um mosaico de festejos e celebrações às crenças de origem africana, indígena e portuguesa, ao tempero singular da baianidade.
A Bahia é palco de cenários de rara beleza, onde a natureza reina e agracia os visitantes com todo o seu encanto. Um verdadeiro toque dos deuses no Nordeste brasileiro. De norte a sul e de leste a oeste, das belas praias do litoral às montanhas, ao cerrado e ao sertão, a paisagem transforma a Bahia em um lugar especial, onde natureza e cultura se fundem, proporcionando a nativos e visitantes experiências únicas de viver e conviver.
Fruto da miscigenação do índio nativo, do europeu e do africano, o baiano é, por natureza e excelência, hospitaleiro, acolhedor, simpático e festeiro. Essas características singulares, expressas na cultura e na religiosidade, acabam por se constituir em mais uma atratividade turística da terra.
As várias facetas desta terra oferecem ao visitante um turismo diversificado, com opções para todos os gostos. Por isso, o setor é hoje um importante fator de desenvolvimento, de geração de renda e de divulgação do Estado e do País.
Dividida em 13 zonas que reúnem 156 municípios e localidades turísticas, a Bahia oferece um sem-número de opções para todos os gostos. Desde a capital, Salvador, ao interior, a Bahia apresenta um enorme mosaico de atrativos para todos os gostos e idades, abrangendo 15 segmentos, desde o Sol & Mar, Cultural, de Negócios ao Ecoturismo, Enoturismo, Turismo de Aventura, Náutico, Rural, Religioso, de Pesca, de Golfe, GLS, Étnico-afro, Étnicoindígena e Arqueológico.
Além disso, o Estado é pródigo em festas populares, como o Carnaval, e ganhou reforço com os investimentos feitos na formatação de novos produtos turísticos, como o São João da Bahia, o Espicha Verão e o GP Bahia de Stock Car.
Cidades






Conheça!

Palácio Rio Branco

Construído inicialmente de taipa e barro, serviu para abrigar, em 1549, o governador-geral do Brasil, Tomé de Sousa, e o centro de administração do reino de Portugal. Chamado então de Casa do Governo, passou também a funcionar como quartel e prisão, esteve envolvido em motins populares, foi sede da República Baiana de 1937, hospedou figuras portuguesas ilustres, serviu de residência provisória a D ...

Foto: RKBarreto (Salvador)
Casa de Maria Bonita

A casa onde nasceu Maria Gomes de Oliveira, a cangaceira MARIA BONITA, a rainha do cangaço, está situada no Povoado Malhada da Caiçara, zona rural do município, há 38 km do centro de Paulo Afonso/BA, guardando a mesma linha arquitetônica (casa de reboco). Lá funciona o "MUSEU CASA DE MARIA BONITA", aberto à visitação pública. O atrativo faz parte do Roteiro Cânion e Cangaço. Informe-se nas Agência ...

Foto: Evaldo Parreira (Paulo Afonso)
Praia de Arembepe

A mais famosa aldeia hippie do Brasil é um distrito de Camaçari, município que abriga belas praias e um dos maiores pólos petroquímicos do país. Sua beleza já encantou personalidades como Janis Joplin e os Novos Baianos, que lá fizeram longas estadas durante os anos 60.

Foto: Jota Freitas (Camaçari)
Reserva Ecológica da S...

Para os apaixonados do eco-turismo e turismo de aventura, as opções são as caminhadas ecológicas na belíssima Reserva Ecológica da Sapiranga, formada por seiscentos hectares de Mata Atlântica e habitat natural de espécies diferentes de flores e plantas nativas, entre elas as orquídeas e bromélias. Os passeios pela reserva podem ser feitos de várias maneiras como: caminhada, bicicleta, cavalo e par ...

Foto: Jota Freitas/Bahiatursa (Mata de São João)
Pelourinho

Principal ponto turístico de Salvador, abriga vielas íngremes, com igrejas, museus e alguns dos mais badalados bares e museus da cidade. Foi considerado pela Unesco Patrimônio da Humanidade. São mais de 800 casarões dos séculos XVII e XVIII. O nome do bairro faz referência às colunas onde os negros eram açoitados em praça pública.

Foto: Jota Freitas/Setur (Salvador)

Conheça também
  • Praia dos Coqueiros
    A praia dos Coqueiros situa-se ao sul da barra do rio Trancoso. Chega-se a ela descendo pelo caminho que está ao lado direito da igreja de ...
  • Gruta do Lapão
    Do alto da maior gruta de quartzito do país, a 40 metros de altura, é possível curtir muita emoção fazendo rappel e bung jump. Para os mais ...
  • Praia de Acuípe
    De beleza ímpar, possui vegetação de restinga ao mesmo tempo em que exibe diversos coqueiros. Praia boa para pesca de molinete, banhos de ma ...
... Mais


Compartilhe
FaceBook
Youtube
Google +



Bahia Estabelecimentos Atrações Turísticas Serviços Úteis
Aqui você encontra Estabelecimento 1962 Atrações 226 Serviços 39


Um Projeto Apoio
Abresi CNTur

DPI - Desenvolvimento de Projetos em TI