Portal Turismo Brasil
  • Foto: Rita Barreto
  • Foto: Jota Freitas/Setur
  • Foto: Tatiane Azeviche
  • Foto: João Ramos/Bahiatursa
  • Foto: Tatiane Azeviche
 
Brasil Bahia
Bahia
De igrejas seculares ao artesanato típico das cidades do interior, da crença diversificada de seu povo mestiço aos mitos e ritos do folclore local, a Bahia se abre num verdadeiro mosaico de atrativos para quem deseja desvendar toda a sua graça e poesia. Terra dos orixás, patuás e babalorixás e também do culto a Todos-os-Santos, a Bahia reúne em si mesma todos os ritos e mitos.
As diversas expressões folclóricas ostentam a riqueza do imaginário popular. Rodas de samba, Puxadas de Mastro, Capoeira, Terno de Reis, Bumba-meu-boi, Afoxé e tantas outras colorem, animam e exibem a fé inabalável do baiano por toda a capital e interior. Um mosaico de festejos e celebrações às crenças de origem africana, indígena e portuguesa, ao tempero singular da baianidade.
A Bahia é palco de cenários de rara beleza, onde a natureza reina e agracia os visitantes com todo o seu encanto. Um verdadeiro toque dos deuses no Nordeste brasileiro. De norte a sul e de leste a oeste, das belas praias do litoral às montanhas, ao cerrado e ao sertão, a paisagem transforma a Bahia em um lugar especial, onde natureza e cultura se fundem, proporcionando a nativos e visitantes experiências únicas de viver e conviver.
Fruto da miscigenação do índio nativo, do europeu e do africano, o baiano é, por natureza e excelência, hospitaleiro, acolhedor, simpático e festeiro. Essas características singulares, expressas na cultura e na religiosidade, acabam por se constituir em mais uma atratividade turística da terra.
As várias facetas desta terra oferecem ao visitante um turismo diversificado, com opções para todos os gostos. Por isso, o setor é hoje um importante fator de desenvolvimento, de geração de renda e de divulgação do Estado e do País.
Dividida em 13 zonas que reúnem 156 municípios e localidades turísticas, a Bahia oferece um sem-número de opções para todos os gostos. Desde a capital, Salvador, ao interior, a Bahia apresenta um enorme mosaico de atrativos para todos os gostos e idades, abrangendo 15 segmentos, desde o Sol & Mar, Cultural, de Negócios ao Ecoturismo, Enoturismo, Turismo de Aventura, Náutico, Rural, Religioso, de Pesca, de Golfe, GLS, Étnico-afro, Étnicoindígena e Arqueológico.
Além disso, o Estado é pródigo em festas populares, como o Carnaval, e ganhou reforço com os investimentos feitos na formatação de novos produtos turísticos, como o São João da Bahia, o Espicha Verão e o GP Bahia de Stock Car.
Cidades






Conheça!

Praia do Tororão

Mar incrivelmente claro e falésias que chegam a 30 metros de altura é o que o visitante encontrará na praia do Tororão. O maior charme do lugar e de beleza única, é uma pequena cascata de água doce que desce das falésias direto ao mar, proporcionando uma visão espetacular.

Foto: João Ramos (Prado)
Praia de Arembepe

A mais famosa aldeia hippie do Brasil é um distrito de Camaçari, município que abriga belas praias e um dos maiores pólos petroquímicos do país. Sua beleza já encantou personalidades como Janis Joplin e os Novos Baianos, que lá fizeram longas estadas durante os anos 60.

Foto: Jota Freitas (Camaçari)
Praça Castro Alves

A praça batizada em nome do poeta Antônio de Castro Alves é palco e coração do Carnaval de Salvador, maior manifestação popular do Brasil. O monumento do escultor italiano Pasquale Di Chirico, feita em bronze e granito, imortaliza o poeta em atitude de declamação.

Foto: Rita Barreto/Setur (Salvador)
Casa de Maria Bonita

A casa onde nasceu Maria Gomes de Oliveira, a cangaceira MARIA BONITA, a rainha do cangaço, está situada no Povoado Malhada da Caiçara, zona rural do município, há 38 km do centro de Paulo Afonso/BA, guardando a mesma linha arquitetônica (casa de reboco). Lá funciona o "MUSEU CASA DE MARIA BONITA", aberto à visitação pública. O atrativo faz parte do Roteiro Cânion e Cangaço. Informe-se nas Agência ...

Foto: Evaldo Parreira (Paulo Afonso)
Canyons

Em Paulo Afonso, paredões rochosos cercam as águas do rio São Francisco formando um vale, cuja profundidade varia de 30 a 170 metros. Por ter 65 km de comprimento é considerado um dos maiores cânions navegáveis do mundo. As encostas parecem ter sido esculpidas à mão, tamanho o número de detalhes e relevos presentes na rocha -magmática e metamórfica, de granito, vermelha e cinza. Em volta deste cen ...

Foto: Evaldo Parreira (Paulo Afonso)

Conheça também
  • Praia do Siriaco
    Pequena e escondida, o Siriaco é talvez a praia mais secreta de Itacaré. Se chega lá a pé por uma trilha que sai da Praia da Ribeira. São ap ...
  • Ribeirão do Meio
    Uma trilha leve e agradável a 45 minutos da cidade leva você para se refrescar nas águas de um maravilhoso poço, perfeito para nadar. Aos ma ...
  • Casa dos Artistas
    Construção do século XIX, em estilo neoclássico, feita para ser residência de um coronel do cacau. Foi vendida a um suíço que, junto com um ...
... Mais


Compartilhe
FaceBook
Youtube
Google +



Bahia Estabelecimentos Atrações Turísticas Serviços Úteis
Aqui você encontra Estabelecimento 1962 Atrações 226 Serviços 39


Um Projeto Apoio
Abresi CNTur

DPI - Desenvolvimento de Projetos em TI