Portal Turismo Brasil
  • Foto: Rita Barreto
  • Foto: Jota Freitas/Setur
  • Foto: Tatiane Azeviche
  • Foto: João Ramos/Bahiatursa
  • Foto: Tatiane Azeviche
 
Brasil Bahia
Bahia
De igrejas seculares ao artesanato típico das cidades do interior, da crença diversificada de seu povo mestiço aos mitos e ritos do folclore local, a Bahia se abre num verdadeiro mosaico de atrativos para quem deseja desvendar toda a sua graça e poesia. Terra dos orixás, patuás e babalorixás e também do culto a Todos-os-Santos, a Bahia reúne em si mesma todos os ritos e mitos.
As diversas expressões folclóricas ostentam a riqueza do imaginário popular. Rodas de samba, Puxadas de Mastro, Capoeira, Terno de Reis, Bumba-meu-boi, Afoxé e tantas outras colorem, animam e exibem a fé inabalável do baiano por toda a capital e interior. Um mosaico de festejos e celebrações às crenças de origem africana, indígena e portuguesa, ao tempero singular da baianidade.
A Bahia é palco de cenários de rara beleza, onde a natureza reina e agracia os visitantes com todo o seu encanto. Um verdadeiro toque dos deuses no Nordeste brasileiro. De norte a sul e de leste a oeste, das belas praias do litoral às montanhas, ao cerrado e ao sertão, a paisagem transforma a Bahia em um lugar especial, onde natureza e cultura se fundem, proporcionando a nativos e visitantes experiências únicas de viver e conviver.
Fruto da miscigenação do índio nativo, do europeu e do africano, o baiano é, por natureza e excelência, hospitaleiro, acolhedor, simpático e festeiro. Essas características singulares, expressas na cultura e na religiosidade, acabam por se constituir em mais uma atratividade turística da terra.
As várias facetas desta terra oferecem ao visitante um turismo diversificado, com opções para todos os gostos. Por isso, o setor é hoje um importante fator de desenvolvimento, de geração de renda e de divulgação do Estado e do País.
Dividida em 13 zonas que reúnem 156 municípios e localidades turísticas, a Bahia oferece um sem-número de opções para todos os gostos. Desde a capital, Salvador, ao interior, a Bahia apresenta um enorme mosaico de atrativos para todos os gostos e idades, abrangendo 15 segmentos, desde o Sol & Mar, Cultural, de Negócios ao Ecoturismo, Enoturismo, Turismo de Aventura, Náutico, Rural, Religioso, de Pesca, de Golfe, GLS, Étnico-afro, Étnicoindígena e Arqueológico.
Além disso, o Estado é pródigo em festas populares, como o Carnaval, e ganhou reforço com os investimentos feitos na formatação de novos produtos turísticos, como o São João da Bahia, o Espicha Verão e o GP Bahia de Stock Car.
Cidades






Conheça!

Praça Castro Alves

A praça batizada em nome do poeta Antônio de Castro Alves é palco e coração do Carnaval de Salvador, maior manifestação popular do Brasil. O monumento do escultor italiano Pasquale Di Chirico, feita em bronze e granito, imortaliza o poeta em atitude de declamação.

Foto: Rita Barreto/Setur (Salvador)
Praia do Cai N’Água

Praia muito freqüentada por famílias com crianças. Possui barracas bem equipadas, além de suas águas serem cristalinas e calmas. Existem também muitas casas de veraneio.

Foto: Jota Freitas (Ilhéus)
Praia Taipu de Fora

Com coqueiros, recifes e ondas fortes, Taipu de Fora é considerada uma das mais belas praias do Brasil. A grande atração do lugar é uma grande piscina natural, de 1km de extensão por 500m de largura, cercada de corais, com águas cheias de peixes, ótimas para mergulho e observação da fauna submarina. Tem pousadas, casas de veraneio e cabanas de praia servindo bebidas e pratos regionais.

Foto: Solange Rossini (Maraú)
Projeto Tamar

A Praia do Forte abriga a sede nacional do Projeto Tamar-Ibama e representa o maior sítio reprodutivo de tartaruga cabeçuda no país. Existem sete tipos de tartarugas marinhas no mundo, sendo que quatro delas põem os seus ovos nas Praias do Papa Gente, há milhares de anos. A temporada de desova ocorre entre os meses de setembro a maio e é monitorada, nos trinta quilômetros de praia, pela base do in ...

Foto: Jota Freitas (Mata de São João)
Elevador Lacerda

As quatros cabines do maior elevador público do mundo interligam os 72 metros da praça Tomé de Souza, na cidade alta, à praça Cairu, na cidade baixa. O sobe-e-desce carrega 28 mil passageiros, dura 30 segundos. Inaugurado em 1873, foi planejado e construído pelo comerciante Antônio Francisco de Lacerda.

Foto: Jota Freitas/Setur (Salvador)

Conheça também
  • Praia da Engenhoca
    Linda praia deserta cercada por coqueiros e Mata Atlântica. Um riacho desemboca no canto sul. Tem boas ondas e é bastante frequendada por su ...
  • Praia da Concha
    Situada no sopé do Morro do Pernambuco. Pequena, com cerca de 100 m de extensão, possui uma bela vista da Baía do Pontal e da Praia da Aveni ...
... Mais


Compartilhe
FaceBook
Youtube
Google +



Bahia Estabelecimentos Atrações Turísticas Serviços Úteis
Aqui você encontra Estabelecimento 1962 Atrações 226 Serviços 39


Um Projeto Apoio
Abresi CNTur

DPI - Desenvolvimento de Projetos em TI