Portal Turismo Brasil  
  • Portal Turismo Brasil
  • Portal Turismo Brasil
  • Portal Turismo Brasil
Saiba
 
Abresi

Fundada em 9 de fevereiro de 1988 para representar, em todo o território brasileiro, os segmentos de Restaurantes, Bares e Similares, bem como os setores ligados ao Turismo e a Hospitalidade, a ABRESI - Associação Brasileira de Gastronomia, Hospedagem e Turismo, é uma entidade civil sem fins lucrativos que congrega as entidades sindicais e associações civis vinculadas a esses segmentos da economia.

A entidade, presidida pelo empresário Nelson de Abreu Pinto, tem respaldo da Constituição do Brasil que, em seu artigo nº180, estabelece que a União, o Distrito Federal, os Estados e os Municípios devem promover e incentivar o Turismo como atividade econômica e social.

A criação do Ministério do Turismo, Esporte e Juventude, em 1999, transformado em Ministério do Turismo em 2003, no primeiro governo Lula, reforçou ainda mais a existência da ABRESI, que atua na promoção e valorização de todas as atividades ligadas ao setor. Ela, também, contribui para a manutenção da unidade sindical e o seu fortalecimento no Brasil, integrando suas ações às entidades sindicais de gastronomia, hospedagem e turismo.

Com sedes em São Paulo, Brasília e Orlando, nos EUA, além de manter delegacias na maioria dos países da América Latina e, na Europa, em Portugal, Espanha e Suíça, a ABRESI atua em todo o território nacional e, internacionalmente, está filiada a OMT -Organização Mundial de Turismo; IH&RA - International Hotels & Restaurants Association; Fundação ANDE - Ibero Americana; American Camara of Comerc; Union EuroAmericana de Artesanos Del Dulce. Além disso, é delegada, no Brasil, do Programa Internacional "Convivência Harmonia" para fumantes e não fumantes em hotelaria, bares e restaurantes onde já implantou o programa em mais de mil estabelecimentos.

 
   
CNTur

A CNTur – Confederação Nacional do Turismo, entidade sindical de 3° Grau, reconhecida através de ato do Ministério do Trabalho e Emprego pulicado no DOU de 28 de janeiro de 2009, para coordenação e representação do setor produtivo do país em nível nacional, junto aos poderes público e privado.

A entidade nasceu consciente do potencial turístico brasileiro como produto, no qual estão incluídos as belezas naturais , o clima, o patrimônio histórico, o folclore, o artesanato e a cultura, além das características de cordialidade e hospitalidade de nosso povo. E, por isso mesmo conhece a importância de se investir em infraestrutura de serviços e qualificação de mão-de-obra especializada.

O turismo representa o segmento econômico que mais cresce no mundo, detentor do maior PIB mundial, tendo faturado mais de 4 trilhões de dólares no último ano, gerando 265 milhões de empregos diretos. A tendência e perspectiva de crescimento mundial desse segmento para este ano é de 3.7%.

Segundo dados da OMT – organização Mundial do Turismo, atualmente o turismo é responsável por 1 em cada 10 empregos no mundo; na próxima década, representará 4 para cada 5 empregos criados na área de serviços.

No Brasil, o turismo já representa o terceiro item da balança comercial, ficando atrás apenas da indústria automobilística e componentes dos produtos metalúrgico. O faturamento no ano de 2010 foi de US$ 56,5 bilhões, com receptivo de 5.107.000 de turistas estrangeiros e um movimento de 44.200.00o de turista nacionais.

No contexto nacional o setor representado pela CNTur é de cerca de 2 milhões de empresas gerando 9 milhões de empregos diretos, dentro da categoria representada pela CNTur.

Por tudo isso, o turismo e considerado um fenômeno multiplicador de emprego e renda e um sinônimo de progresso.

São 52 segmentos é o setor que apresenta as maiores perspectivas para criar postos de trabalho, considerando que, a cada 15 mil reais investidos cria-se um novo emprego na área gastronômica, e a cada 30 mil reais investidos na Hotelaria, propicia-se um novo posto de trabalho, Considerando-se ainda, que o turismo interno apresenta crescimento anual de 9,3%.

Países como a França, Itália, Espanha e Portugal, além de tantos outros, dependem do turismo para a manutenção da sua estabilidade econômica e a solução de seus problemas sociais.

O Brasil, dentro desse contexto, necessita desenvolver uma consciência coletiva sobre a atividade turística, partindo do ponto de que precisa estimular, através de empresários e instituição públicas, a capacitação de todos aqueles que militam no setor, pra que se tenha cada vez mais profissionalismo, embasado em conhecimento correto e mentalidade adequada sobre modernas formas de gestão no mundo atual da globalização, onde a competitividade se ganha na gestão e na qualidade total dos produtos e serviços.

Consciente dessa realidade nasceu a CNTur como entidade coordenadora e de representação nacional do setor produtivo do turismo brasileira, baseando sua ação na eliminação dos gargalos para se lançar um novo conceito turístico dentro da nova realidade que surge no país.

 
   
Conheça


Um Projeto Apoio
Abresi CNTur

 
DPI - Desenvolvimento de Projetos em TI