O município de Orós possui o segundo maior reservatório do Estado, o Açude Orós, inaugurado em 1961 pelo então presidente da República Juscelino Kubitschek. O Açude Orós tem capacidade para dois bilhões de metros cúbicos de água e é fundamental para abastecer e irrigar as regiões do Médio e Baixo Jaguaribe. Além da importância para a agricultura e para a piscicultura, o Açude Orós possui um enorme potencial turístico, atraindo visitantes de todo o País, sobretudo nas épocas de sangria.
Além do Açude Orós, a cidade possui outros pontos turísticos que encantam os visitantes, como a Válvula dispersora, a Correntezinha, o Tuninho e o Cruzeiro. Deste último, é possível ter uma vista panorâmica da cidade e do Açude Orós.
Além das belezas naturais, Orós também conhecido por suas festas tradicionais, como o Carnaval das Águas, que chegou à sua 12ª edição no ano de 2012. O evento, que conta com quatro noites de festa no Dançódromo Beira-Rio e dois dias de folia às margens do Açude Orós, atrai foliões de todas as partes do Estado. Os festejos mominos contam ainda com o também tradicional Carnaval das Crianças, realizado na segunda-feira de Carnaval, e com os desfiles temáticos que abrem as festividades, alertando a população sobre temas como drogas, violência e meio-ambiente.