Com um Patrimônio Arquitetônico, Cultural e Natural rico e preservado, Diamantina foi intitulada Patrimônio Cultural da Humanidade em 1999. Além dos casarios, o principal ícone arquitetônico da cidade é o Passadiço da Glória, construído em 1878. No Museu do Diamante, o visitante pode conhecer os equipamentos para extração e avaliação da pedra, além de conhecer a arte sacra, o mobiliário e utensílios do século XVIII. Sem falar no Mercado Municipal, onde os tropeiros vendiam mercadorias e que hoje abriga a tradicional Feira de Artesanato e comidas da cidade.
A cidade possui belas cachoeiras como a da Sentinela e a Cachoeira dos Cristais. O Caminho dos Escravos feito no século XIX atravessa a cidade e liga o norte de Minas Gerais ao Sul da Bahia. O visitante também pode conhecer A Casa da Chica da Silva, uma das figuras mais populares da história do Estado, e o Museu Casa de Juscelino Kubitschek, que serviu como residência da família do ex-presidente de 1907 a 1920.
O espetáculo fica por conta do musical criado por artistas da própria cidade. A Vesperata abriga os músicos nas sacadas coloniais da Rua da Quitanda, enquanto o público se acomoda na rua, apreciando a bela e original apresentação ao lado dos maestros.