Andar pelas ruas tricentenárias de Ouro Preto é como caminhar pela história de Minas e viver em um século diferente. As igrejas, museus e ladeiras da cidade são páginas vivas da história. A Igreja São Francisco de Assis, a mais famosa de Ouro Preto, é considerada a obra prima de Aleijadinho. O teto, pintado pelo Mestre Ataíde, representa a Assunção de Nossa Senhora e encanta os visitantes e os fieis. A Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar, considerada uma das mais requintadas do barroco, também encanta os turistas.
O Museu da Inconfidência possui objetos e manuscritos referentes à Inconfidência, além de obras de Aleijadinho e vasto mobiliário dos séculos XVIII e XIX. O Museu de Arte Sacra é fonte de pesquisa para estudiosos sobre a história sócio-cultural e artística da cidade. O acervo abriga peças dos períodos Maneirista, Barroco, Rococó e Neoclássico.
A Casa da Ópera é o mais antigo teatro em funcionamento em toda a América Latina. Inaugurado em 1770, o lugar é belíssimo, seu formato em lira atrai visitantes que buscam conhecer um pouco mais da teatralidade barroca mineira.