Do alto da Serra de Santa Helena já é possível conhecer um pouco das belezas que a cidade de Sete Lagoas, em Minas Gerais, reserva ao seu turista. No local, além da vista panorâmica das lagoas, é possível conhecer a Igreja de Santa Helena, o Cruzeiro e ainda o Parque da Cascata. Como o nome já diz, sete são as principais lagoas desse município que se localiza na região Central, a apenas 70 km da capital. A principal delas fica bem ao centro e se chama Lagoa Paulino. Ali, durante o dia, o comércio é ativo e o vento confraterniza com as palmeiras dando uma sensação agradável de frescor. Já à noite são os bares em sua orla que convidam os turistas a uma pousada.
Como referência o turista pode ter a Ilha do Milito, a Praça Wilson Tanure, os colégios Diocesano Dom Silvério e Artur Bernardes e ainda a Casa de Cultura. Há também a Lagoa de Boa Vista, um belo lugar para uma caminhada, lazer e descanso, já que o local conta com um Parque Náutico, um minizoológico e quiosques. A Lagoa Zé Felix tem um diferencial entre as outras, é totalmente cercada por propriedades particulares e clubes de lazer. Outros passeios ainda podem ser realizados nas lagoas Catarina, do Cercadinho, da Chácara e do Matadouro. Entre os demais atrativos de grande relevância em Sete Lagoas, estão o Museu Histórico Municipal e o Museu Ferroviário. Como atrativo natural a sugestão é conhecer a Gruta do Rei do Mato.
Além das Sete Lagoas que tornam a cidade um pólo de atração turística, na Serra de Santa Helena, a quatro quilômetros do centro, está localizado o Parque da Cascata, numa área de 295 hectares de mata nativa, com reserva de fauna e flora, entremeada de trilhas. Ali foi desenvolvido um amplo projeto turístico do qual constou a implantação de um lago com 450 metros de diâmetro cercado por uma praia artificial e por mata virgem. No interior da mata há uma trilha cimentada que dá acesso a uma cascata com mirante, para que todos possam apreciar sua beleza.