Portal Turismo Brasil
  • Foto: Lolita Cunha
  • Foto: Norberto Cidade/ Santur
  • Foto: Lolita Cunha
  • Foto: Godoy
Brasil SC São Joaquim
São Joaquim
  Considerada a cidade mais fria do país, entre os meses de maio a agosto, São Joaquim é tomada por temperaturas de até 14º negativos, geadas, nevoeiros intensos e a tão esperada neve, que a cada ano, pelo menos por duas a três vezes, dá ar de sua graça. E quando ela chega, anunciada pelo vento sul, todos saem às ruas. Nessa hora, jovens, adultos, e idosos também viram crianças. São muitos vivas, gargalhadas de emoção e guerra de flocos. Alguém sempre se lembra de construir um boneco de neve. Velho conhecido das crianças, ele saiu das revistas, do cinema e dos desenhos animados para freqüentar o inverno joaquinense.
  O fascínio pelo fenômeno da neve é tão forte, que basta a notícia de uma frente fria com a mínima possibilidade de neve, para a cidade ficar lotada de turistas de todas as partes do Brasil e até do exterior. E não é por menos, apenas aqueles que já tiveram a oportunidade de presenciá-la, com seu branco alvíssimo a contrastar com os campos, os pinheiros araucárias típicos da vegetação serrana, os telhados e as taipas centenárias, sabem o quanto é indescritível a sua beleza. Antigos muros de pedras sobrepostas, as taipas eram utilizadas pelo homem serrano do início do século para demarcar as fazendas e cercar o gado. Hoje são importantes referências históricas da região.
   Depois de passada a euforia, quando começam a gelar as mãos e os pés, é chegada a hora do aconchego junto à lareira, outra parte boa do inverno, pois não há nada como sentir calor quando o clima é frio. E isso São Joaquim oferece o melhor. É o calor dos fogões a lenha, dos ponchos, cachecóis e gorros confeccionados artesanalmente com a pura lã de ovelha, calor das bebidas quentes, como o chá-de-maçã e o quentão de vinho encontrados nas lanchonetes e bares da cidade. A gastronomia através do delicioso churrasco “Frescal” e dos apetitosos e irresistíveis fondues de queijo e chocolate. Calor humano joaquinense, que na sua simplicidade de perfeito anfitrião, transcende num segundo o significado da palavra hospitalidade.Mas não é apenas no inverno que São Joaquim é interessante. Em cada estação do ano é possível vivenciar uma sensação diferente. Na primavera, à florada das macieiras e das cerejeiras propiciam espetáculo à parte, enchendo os olhos e o ar com o suave e adocicado perfume das flores. No verão, o clima ameno e o ar puro, aliado à tranqüilidade das pousadas rurais, fazem da cidade um lugar ideal para o descanso e encontro com a natureza. Também é nessa época que pode provar o mel serrano, que pela pureza e sabor já recebeu título Internacional de melhor mel. Por fim o outono, onde são colhidas as deliciosas maçãs, que desde os tempos de Adão e Eva, continuam tentadoras, mas com uma diferença, agora o pecado é não comer. Favorecido pela altitude de mais de 1.300 metros acima do nível do mar, o município de São Joaquim, produz uma das melhores maçãs do Brasil, destacando-se entre os três maiores produtores do país. Vermelhas, doces, apetitosas, suculentas e tentadoras, assim são as maçãs joaquinenses.
  Carro-chefe da economia joaquinense, movimentando mais de R$ 50 milhões a cada safra, a maçã começou a ser produzida em escala comercial no município por volta de 1975. Terceiro maior produtor a nível nacional e segundo no Estado, São Joaquim colhe anualmente cerca de 80 mil toneladas de maçãs. A atividade envolve 675 fruticultores, na sua maioria pequenos, em uma área de 4.100 hectares. As variedades mais produzidas são a gala, colhida entre os meses de fevereiro e março, e a Fuji nos meses de março e abril. Novos plantios estão dando destaque também à maçã Catarina, que é resistente a principal doença  da cultura, a sarna. Além de diminuir custos com a produção, pois requer menos uso de agroquímicos e é mais resistente ao armazenamento em câmaras frias, a nova variedade também é mais saudável. A colheita da Catarina acontece no mês de abril.
   Em virtude do clima frio, além da maçã, nos últimos anos a expectativa também é grande com relação a produção de uvas para a fabricação de vinhos. A atividade já iniciou e se for concretizada, São Joaquim poderá ser chamada de cidade paraíso, onde é possível desfrutar do prazer de saborear as tentadoras maçãs, o doce mel e o delicioso vinho. Tudo isso ao aconchego de uma lareira nas noites frias.
Opções


Conheça Também
  • Parque Nacional da Maçã
    Com 214 mil m², possui área para camping, cancha de laço, pavilhões de exposição e palco para shows. No local são realizadas feiras e leilõe ...
  • Monumento Manoel Joaquim Pinto
    Escultura em Madeira e pedras, foi idealizado e feito pelo escultor Élson Outuki, conta a saga dos tropeiros que desbravaram São Joaquim.
  • Praça João Ribeiro
    Praça com árvores que congelam no inverno, transformando a praça em um bosque de gelo e Conjunto de Chafarizes que é uma experiência nova e ...
... Mais


Previsão do Tempo

 

Compartilhe
FaceBook
Youtube
Google +
 



São Joaquim Estabelecimentos Atrações Turísticas Serviços Úteis
Aqui você encontra Estabelecimento 12 Atrações 7 Serviços 0
Um Projeto Apoio
Abresi CNTur

DPI - Desenvolvimento de Projetos em TI