Flores da Cunha possui uma economia bastante forte, mas sua característica essencial é a beleza da terra e a simplicidade de sua gente.
Um aspecto relevante do município é a preservação das tradições culturais, herdadas dos imigrantes italianos, fundamentadas na língua, na gastronomia, na música, na religiosidade, nos usos e costumes e nos demais elementos da cultura da imigração da região nordeste do Estado do RS.
As belezas de Flores da Cunha, aliadas ao posicionamento geográfico, podem ser apreciadas nos altos montes, vales, cascatas, no Rio das Antas, em suas praças repletas de flores e nas inúmeras parreiras.
No turismo temos 5 roteiros turísticos: APROMONTES (roteiro de visitação e degustação às vinícolas da rota), CAMINHOS DA COLÔNIA (roteiro enogastrônomico que percorre o interior de Flores da Cunha e Caxias do Sul) a MELHOR IDADE (roteiro com atrações para pessoas acima de 60 anos), ROTA VALES DA SERRA (roteiro integrado dos municípios de Antonio Prado, Caxias do Sul, Flores da Cunha, Nova Pádua, Nova Roma do Sul e São Marcos) e ROTEIRO NOSTRA MÉRICA (roteiro rural). Além disso, temos um importante calendário de eventos onde destacamos: Mostra Flores, Feira de Inverno; Corpus Christi e Romaria ao Frei Salvador, Rodeio Crioulo Nacional, Festa Colonial da Uva, Festa Nacional da Vindima, Natal, Festa da Gruta, Festa da Colônia.
Os pontos turísticos também são destaque: Igreja Matriz N.Srª de Lourdes, Campanário, Museu e Arquivo Pedro Rossi, Praça da Bandeira, Parque da Vindima Eloy Kunz, Eremitério ao Frei Salvador, Camping da Vindima, Parque da Gruta, Praça Regional da uva, Mirante Gelain, Mirante Gaio.